
SOBRE
Nascida no Rio de Janeiro, Brasil, e atualmente residente em Braga, Portugal. Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, pela Universidade de Coimbra. Detém o grau de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Algarve (2021) e é bacharela em Artes Visuais pelas Faculdades Integradas Barros Melo — AESO (Olinda–PE). Também cursou Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui certificação de competências pedagógicas (CCP) e formação E-Learning em arte-educação pela plataforma Arte Ação Brasil, com o artista e educador Hélio Rodrigues. Participou da formação modular em Artes do Espetáculo promovida pelo IEFP.
Atua como artista visual e arte-educadora, desenvolvendo projetos em ilustração, gravura, cerâmica, cianotipia e práticas pedagógicas ligadas à arte.
É idealizadora do projeto de arte-educação LibertArte e diretora artística da Associação EuroPlural Project, em Braga, Portugal.
Desenvolveu a investigação “A Arte que Acolhe: Dança e Prescrição Social com Envolvimento Comunitário”, em parceria com a Cia. Experimental de Dança Women Dance Braga — Dança e Direitos Humanos (fev.–jun. 2025).
Integra desde março de 2025 o projeto Educação Intercultural no Cávado, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado.
É formadora externa no IEFP — Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga desde abril de 2024.
Autora do livro “A menina que se sentia esquisita”, publicado no Brasil pela Cria Editora (2019) e em Portugal de forma independente (2022).
Realizou apresentações em diversas bibliotecas e instituições culturais em Portugal e no Brasil, incluindo a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (Amarante), Biblioteca Municipal de Monção, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), Floresta Mágica (Bombarral) e o Museu da República (Rio de Janeiro).
Lecionou Expressão Plástica nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) entre 2022 e 2024. Integrou a Oficina de Gravura do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos de gravura em metal entre 2015 e 2019.
TRABALHOS EXPOSTOS E PUBLICADOS
Workshops de arte-educação no MIMO Festival – MIMO para Crianças (Amarante, 2024 e 2025).
Exposição Impressões – Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (Amarante, 2025), Cine Teatro João Verde (Monção, 2024), e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga, 2023).
Workshop “Art & Health Trust” (Guimarães, 2025)
Workshop “Prescrição Social: Uma Ferramenta de Inclusão” (Universidade de Coimbra, 2024)
Oficinas de gravura e arte-educação em diversas bibliotecas e instituições de Braga e Monção e Amarante (2022–2025).
Participação na Feira Literária de Alfenas (FLIALFENAS) e na Flipir – Festa Literária de Piraí (Brasil, 2019)
Obras
Sintonia, encarte do CD Introspecção do músico Luiz Zamith (2018)
La Nuova Casa dei Locandieri, imagem projetada nos concertos da banda italiana Locanda Delle Fate (Niterói, Brasil e Asti, Itália, 2017)
Obras Artista Público I e II, Taller La Huella (Colômbia, 2017)
Obra Arte Pública II, Bienal de Mini-Prints (Tetovo, Macedônia, 2016/17)
Obra Arte Pública I, Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo (SP, 2016), FAR — La Foire D’Art de Rouyn (Canadá, 2016) e acervo da Pinacoteca Municipal de Araraquara (SP)
Série O Voo de Maria, exposição coletiva “Encontros Gravados” (AESO, Olinda, 2014)